quarta-feira, junho 30, 2010

"MUNDO VASTO MUNDO"


Me lembro que costumava pensar bastante na vastidão do mundo.

Ontem a noite, acompanhando meu amor para casa, falamos de planos para depois da faculdade... Gosto de conversar com ela, me expande a visão, me alarga as fronteiras.
Eu tenho ficado tão focado na história de prestar concursos públicos, que ainda não havia pensado na possibilidade de seguir carreira fora do país... Mas comecei a pensar ontem de novo sobre longas viagens.
Eu trabalho com Turismo, meu pai trabalha com Turismo, mas nós nunca chegamos a fazer nenhuma GRANDE viagem, nem se fossem á estudos, nem se fosse a família toda, pois sempre havia o empecilho do tempo, dinheiro ou dispêndio necessário de cada um de nós para refazer nossas agendas.
Eu sempre sonhei em fazer um intercâmbio, queria ter feito... Mas acho que me cobrei tanto em não planejar tudo isso e me apoiar nos empecilhos para a concretização deste sonho, que me dei conta de que nem defini o país que gostaria de ir. 
Talvez ver as ilhas Gregas ou as matas da Croácia, me aprofundar na correria de Nova York ou na cultura de Tóquio... Fazer tours gastronômicos pela Indonésia, Vietnam, China e Thailandia. 
Visitar o buda gigante em Taiwan e terminar a viagem pela Nova Zelândia.
Me lembro da viagem á Punta del Este (Miami Latina), tão gostoso, tão diferente.
Por fim, chego á fase de planejar, talvez minhas próprias viagens para um futuro distante onde eu possa arcar com estas vontades, talvez para futuríssimas viagens com minha família, esposa e filhos.
Mas hoje eu me pergunto, se eu vou me esquecer de novo de todas essas vontades? 
Dos sonhos que tive (e tenho, literalmente) de cada uma destas viagens para sanar estes desejos?
É duro saber, não sei ainda o que hei de construir no futuro, mas sei que vai depender da minha doação em busca de concretizar cada um destes sonhos, se será possível ou não.
O mundo é grande, o mundo é vasto... Tem tantos outros lugares que já quis visitar ou ver que nem me lembro mais, tem tantas culturas a desvendar, tantas pessoas á conhecer, coisas a fazer.
Fiquei pensando no que espera nossas vidas, minha e da Fabi, para onde vamos, o que faremos, aonde iremos parar, quais carreiras seguir, em quais países trabalhar.
Acho que por hoje, minha maior vontade era olhar, bem do alto paisagens verdes de um verão na Suíça, morros vantos e intermináveis de um verde aveludado só pra relaxar, rs.
Acho que gostaria de comer um Leitão á bairrada em Portugal ou tomar um vinho espanhol, ou, um copo grande Gin com porção de peixe e batatas fritas em Londres (Talvez as famosas tortinhas da Fletch Street?!)... Ha! Muito a fazer, pouco tempo para correr atrás.

PRA ONDE VOU?

"A DANÇA"

Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
Ou flecha de cravos que propagam fogo:
Te amo como se amam certas coisas obscuras,
Secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e

Leva dentro de si, oculta, a luz daquelas flores.
E graças a teu amor, vive oculto em meu
Corpo o apertado aroma que ascende da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde.

Te amo diretamente sem problemas nem orgulho;
Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Senão assim, deste modo, em que não sou nem és.

Tão perto de tua mão sobre meu peito é minha,
Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

[Cem sonetos de amor - Pablo Neruda]

domingo, junho 27, 2010

"OUTRO LADO"


Até mesmo a mais segura e equilibrada das pessoas deve abaixar a cabeça para algumas situações, tem de desistir ou confessar a derrota, perde a calma, perde o centro. Hoje, é um daqueles dias que de vez em quando nos destrói, nos corrói a esperança por dentro, nos derruba a segurança, nos desespera o peito. Hoje, é um daqueles dias em que meu psicológico estava meio down, de quando estou sem norte.

Graças a Deus tenho o blog, graças ás palavras que escrevo nos meus melhores dias, ou para e por aqueles que amo, tenho palavras e idéias documentadas que me servem de apoio quando é preciso. São palavras que posso usar para me dar um novo fôlego, uma nova esperança. Agora á pouco, li novamente o texto CAMINHO DE LUZ, que me fez sentir um idiota por ter estado meio para baixo.

Seguimos filosofias que nós mesmo nos criamos e acreditamos todos os dias, nossos pensamentos, crenças, movidas por nossos sentimentos e nossa fé. Hoje, tive vários momentos assim, já estive como quando escrevi FOGO, já fiquei desacreditado como quando escrevi APENAS DE PASSAGEM.  Eu não sei nada sobre o dia de amanhã, não sei se vou estar vivo pra fazer as provas, não sei se vou cair no córrego da cidade ou vou morrer atropelado por um Francano louco no volante (que seria o mais provável á uma morte trágica nesta cidade!). 

Mas o que sei, é que não posso desperdiçar um dia da minha vida sozinho me depressiando de todas as formas e maneiras humanamente possíveis. Tudo tem um jeito, tudo tem uma esperança.
Que se dane ter compromissos amanhã! Eu posso perder alguns momentos para ver alguém ou fazer algo que queira simplesmente pelo meu bel prazer, aliás este é um detalhe muito pessoal... Coisas que sou capaz de fazer por alguém. 

Não vou deixar minha vontade louca de socar a parede até abrir um buraco me controlar, não vou me deixar levar pelo desespero do que será ou do que não será... Apenas vou deixar que o tempo me cure as mágoas, dúvidas e medos. Não posso me entregar!

Não posso fugir dos meus ideais e ser fraco, não posso fazer jogos e deixar de ser eu mesmo pois prefiro abdicar até do que me traga prazer se a condição para tê-la, for a de me mudar. Existe um outro lado, um lado que me deixa de ser FORTALEZA, o sentimento de abandono, de solidão e tristeza que surge periodicamente, mas este sentimento, vai ser uma ONDA PASSAGEIRA, não vai me dominar pois eu quero mesmo é que estes dias SE EXPLODAM!!

Não sei se é possível me aprofundar nos motivos que nos trazem estes dias pois para cada um de nós é algo ou alguém diferente (fato) em cada uma das situações, portando, acho que seria menos coerente eu tentar explicar isso do que esperar que alguém entenda o porque escrevi o que está aí para cima (neste texto sem nexo). Só escrevo para expurgar meus fantasmas, as idéias bestas que me estão na cabeça, as vontades impulsivas e o sentimento de injustiça que estou na cabeça. Escrevo para me libertar e levantar a cabeça, consciente de um novo e esperançoso momento que vem a seguir.

E obrigado á vida que me faz ser tão incoerente e uma BOMBA DE EMOÇÕES prestes á explodir!

O texto mais comercial que já escrevi. ~ Haja link!

"Within Temptation - The Truth Beneath the Rose"


Tradução:

A Verdade Oculta Na Rosa

Dê-me forças para enfrentar a verdade, a dúvida dentro de minha alma
Já não posso justificar a matança por seu nome
É um pecado procurar a verdade, a verdade oculta na rosa?
Ore comigo e então eu encontrarei o portão para a porta do paraíso

Eu acreditei que isso justificaria os meios
Isso se manteve em mim

Cego para ver a crueldade da besta
Esse é o meu lado mais negro
O véu dos meus sonhos iludiu tudo o que vi
Perdoe-me pelo que fui
Perdoe meus pecados

Ore por mim porque eu perdi minha fé em guerras santas
O paraíso me negou porque não posso suportar mais
A escuridão me dominou, destruiram minha alma mortal?
Todas minhas virtudes sacrificadas, o paraíso pode ser tão cruel?

Eu acreditei que isso justificaria os meios
Isso se manteve em mim

Cego para ver a crueldade da besta
Esse é o meu lado mais negro
O véu dos meus sonhos iludiu tudo o que vi
Perdoe-me pelo que fui
Perdoe meus pecados

Estou esperando, estou orando
Eu não me perderei entre dois mundos
Por tudo que vi, a verdade se encontra entre
Dê-me a força para enfrentar o que eu fiz de errado
Agora que eu sei o meu lado mais negro

Como o sangue pode ser sua salvação
E justificar a dor que causamos através dos tempos?
Eu aprenderei o que é o verdadeiro sagrado?
Eu salvarei minha alma, a verdade me libertará?

Cego para ver a crueldade da besta
Esse é o meu lado mais negro
O véu dos meus sonhos iludiu tudo o que vi
Perdoe-me pelo que tenho sido
Perdoe meus pecados

sábado, junho 26, 2010

"POR VOCÊ"



Por você, este texto estará aqui sempre que precisar, para que se lembre por toda a vida que lhe serei impulso para passar pelas nebulosas e conforto para o que venha a lhe fadigar:

Eu sei que muito provavelmente, as minhas palavras agora não serão pra você um grande consolo pelo dilema emocional pelo qual você parece estar passando estes dias, mas elas serão daqui há algum tempo.
É comum mesmo os sentimentos e acontecimentos por vezes nos fugirem do controle e se transformarem em fardos maiores do que possamos compreender e digerir, mas volto a dizer algo que disse já ha'algum tempo, não só por você, mas para mim mesmo:
É preciso ás vezes sem apoiar em alguem, pedir ajudar, querer desistir, chorar, desabar.
Isso não te faz menos grande, menos decidida ou menos poderosa, isso te faz aprimorar e por consequência, te faz amar. Te fortifica o amor de confiança, de apoio e carinho que tem pelas pessoas e que elas têm contigo.
E lhe digo que você está em uma nova fase da sua vida... Em uma situação em que não é preciso visualizar um obstáculo á frente e enfrentá-los sozinha, ou, somente recorrer á uma só pessoa.
Você tem a mim, para respeitar seu espaço e os momentos que quiser ou precisar estar sozinha consigo mesma, você tem a mim, para caminhas por você quilômetros se for preciso, só pra te dar um abraço e retornar pelo caminho todo.
Você sempre terá a mim para te confrotar quando for desistir e lhe dar forçar quando se entregar, você tem a mim, para lhe ser chão, ponte, escudo, parede e ombro.
Não se deixe abater pelos dilemas e problemas que tenha de passar sozinha, compartilhe o fardo se puder, e se não o puder, chore com exatidão, mas seja fervorosa pra levantar a cabeça ante os olhos lacrimejados e os prantos soluçantes bonita, e lhe digo o porque:
Existe um fato maior do que lhe pode ser explicado ou posto em palavras, maior do que os olhares que possam ser trocados ou os conselhos que lhe possam ser dados...
Acima da sabedoria dos mais velhos e a dureza dos que nos educam, existe um amor tenro e confortante que sempre terei pela mulher que você é.
Pelo ícone que tenho de fortaleza e confiança, pela mulher que admiro não só pelo que me és, mas pelo que é para o mundo.
UMA MULHER FORTE.

Não se deixe abater meu amor, e saiba que sempre que for preciso, estarei aqui sendo todo ouvidos para você, mesmo que precise estar calado.
Eu te amo.

"SEM PUDOR"



Constantemente, eu lanço esta pergunta mundo afora: PRA QUE TER PUDORES?
Pra que as pessoas ficam continuamente se munindo de limitações para com a sua liberdade, para suas vontades, escolhas, atos e fatos? - Isso é COVARDIA!
Porque nos condicionamos tanto a nos "portar" de acordo com as regras da sociedade e da etiqueta, aplicando tanta ética se não estamos fazendo nada de errado? 

Claro que há de se fazer uma análise MUITO meticulosa quanto aos atos aos quais estou me referindo e de não precisarem de tantas barreiras porque, é óbvio que para quase tudo, DEVEMOS ter ética e muito bom senso. Porém, me refiro ás coisas banais, aos momentos em que a paixão ferve na mente e na pele, em que o desejo é incontrolável, em que o calor emana para fora do corpo, momentos em que sinto ser um crime serem contidos.
O beijo intenso, os olhares demorados, o gesto de lhe puxar a franja para trás da orelha com carinho, a vergonha estampada nos seus gestos delicados e traços do rosto no sorriso, o choque dos calores do corpo, o suor, o suspiro profundo. Independe do lugar, independe da hora, é um crime não aproveitá-los, é um disparate não os deixar fluir naturalmente como a vontade que os traz, com medo de que vejam, de que alguém flagre... 

Mas alguém lembra disso? Alguém vai guardar de que um dia a esmo encontrou um casal em certo lugar a certa hora fazendo algum tipo de carinho mais intenso (sem é claro estarem se despindo em público), trocando beijos apaixonados, se estavam sentados um no colo do outro, se estavam  enganchados em longos e apertados "amassos" na parede? NÃO! Ninguém nunca lembra disso! 

Quem eram as pessoas ou qual era o lugar.

Se outros jovens flagrarem, o mais comum é que sintam o desejo de estarem eles neste mesma situação, ou, na pior das hipóteses, fiquem fazendo algum tipo de comentário babaca mas, momentâneo. Se for alguem mais velho, vai se dar o direito de dar aquela lição de moral porém, no seu íntimo, vai desejar intensamente que tivesse um momento como aquele, que sentisse todo aquele calor com tanta intensidade.
Digo com conhecimento de causa, APROVEITEM seus amores e paixões, dêem o sangue por seus desejos, curtam a outra pessoa com o máximo de dispêndio de vontade e tempo que tiverem. O tempo de fato passa mais rápido do que podemos assimilar, as situações não se repetem facilmente, as pessoas se vão, as chances terminam, os carinhos acabam, o desejo se aquieta, a paixão apaga se não for renovada diariamente... Penso que gastamos o mesmo tempo e a mesma energia em dar um intenso e DELICIOSO beijo, ao invés de um selinho sem graça e uma conversa depreciada (Lembrando do meu ex namoro). Então, pra que não aproveitamos o que há de melhor no amor, SEMPRE?

Qual será a graça no futuro se não tivermos nos dedicado a sentir profundamente o que há de melhor nas relações?! Nos tornaremos trintões amargurados, desesperados, abobalhados e sem muitos escrúpulos para com os futuros relacionamentos, ou a qualidade do que já teremos há tempos. Acataremos qualquer coisa que nos apareça com medo de que as vergonhas sejam grandes se ficarmos sozinhos (já vi vários casos, mas não posso generalizar - Há pessoas e pessoas, de diferentes perfis), sempre há esta possibilidade. Eu quero uma vida vivida sem pudores, sem me limitar, sem ser como "elas".

Quero que se dane o mundo, porque quero mesmo é amar, sem medos e sem pudores!

"CBJr. - LUTAR PELO QUE É MEU"

Ouvindo essa musica, lembrei de bons valores e excelentes experiências hoje a tarde... 
Vale a indicação.
Uma das poucas boas músicas deles (Já que não sou um grande fã):

terça-feira, junho 22, 2010

"EU"


Sou claro, direto, simples de se entender
(Por mais que viva dizendo que sou complexo).
Amo o impossível, Não me explico ~



Tenho os meus ideais, minhas idéias e ideologias que sigo e dissemino pelo mundo que me rodeia. Confio plenamente em cada uma delas, com fé e intensamente... Intensidade é a palavra que tenho para definir cada um de meus sentimentos.
Sinto-me uma bomba de emoções constantemente, tenho profundo amor pelo que admiro, descrença pelo que acho injusto, desejo pelas belezas, vontade de conhecimento, sede de vitória, prazer na cortesia, admiração pela bondade... Sinto que no fim, tudo o que me é bom tenho englobado com o amor.

Sigo um pensamento hedonista desde muito cedo em minha vida. Tenho dentro de mim a necessidade constante de aquietar meu desejo destes prazeres, tanto físicos quanto mentais e vivo todos os meus dias, para isso. A gentileza e atenção com que trato meus amores, a irmandade e carinho que tenho por meus amigos, o empenho por meus projetos e a intensidade de cada momento, pois, penso que se não aproveitar de todo cada um dos momentos que tenho em minha vida, todos os dias, cada nova vontade, com toda a intensidade (e por vezes impulsividade), quem serei eu no futuro ao me arrepender de não fazê-lo? 
Quais experiências terei carência de ter realizado em juventude, vontades que poderia ter sanado, desejos que poderia ter aquietado, se não tivesse me limitado por barreiras, medos ou vergonhas?

Eu me empenho por completo, de alma, de corpo e coração por quem e por tudo o que amo.

Sou um militante que dissemina no mundo a idéia da plenitude do amor, tanto com uma certa cara abobalhada e grande ingenuidade, como com os princípios que o grupo do "LOS FUEDAS ♠" pregou, como pelas maneiras com que trato diariamente as pessoas que compõe este meu tão pessoal e restrito círculo de intimidade.

Não sei se já consegui ser claro o suficiente para qualquer uma de mulheres que tenham marcado minha vida, ao dizer que elas tem de deixar as barreiras de lado o quanto antes, deixar de sentir vergonha alheia, deixar de se portarem corretamente o tempo todo ou se preocuparem se alguem está perto, vendo ou rotulando, se está olhando ou criticando... Abandonem os estigmas, o mais cedo possível!

Está certo que é um nível de pensamento meio rebelde, que vai no sentido oposto á criação que recebemos desde cedo, de nos portar corretamente e sermos discretos, mas é aí que fico divagando. Vocês se lembram detalhadamente das pessoas, momentos, lugares ou coisas que estas mesmas poderiam estar fazendo quando estavam contra o socialmente aceitável?
Vocês se lembrar de todas as situações que lhe espantaram por algo que alguém estava fazendo?
Bom, digo por mim e por todos os quais fiz esta pergunta: NÃO.

Talvez possamos lembrar de algum lugar e algum casal fazendo algo, mas nunca nos lembramos o que e quem ao certo, não guardamos os rostos dos agentes. Admiro estas pessoas... Faziam o que queriam, o que seus corações pediam para cultivar seu amor e a paixão acesas (e pode crer, quem estava vendo e se sentiu espantado, tinha dentro de si uma pontinha de inveja e de desejo de estar naquela situação, com a pessoa que ama, mesmo que a tenha disfarçado de incredualidade).

Particularmente, eu paro o mundo por um beijo intenso do meu amor... Que os outros esperem! Eles nunca serão para mim quem é a pessoa que amo. Elas nunca receberão toda a doação que tenho por esta pessoa que, no meu íntimo, está acima de qualquer outra... Eu dou o sangue, a vida para que o amor seja intenso, para que a paixão se mantenha acesa, viva, para que seja eternizada, para que os momentos sejam memoráveis. Não sei ainda ao certo se perduraria somente o carinho sem que a paixão o sustente, acho que seria vazio, tolo, sem cores, sem sabor.

O Hedonismo que cultivo em mim é a busca pelos prazeres além apenas dos físicos, nos atos de amor consumados, é o hedonismo mental do culto de sobrevivência que me traz prazeres. Não é uma idéia altruísta, é apenas uma célula de um conjunto muito maior de virtudes, de uma disseminação superior de pensamentos que vagarosa e futuramente trarão o progresso pro meu mundinho. Digo isto porque não posso esperar que as pessoas irão disseminar o Hedonismo como eu, mas posso plantar os meus ideais de prazer no dia-a-dia, esperando que este acrescente bons frutos para a vida dos que me cercam.

Meus prazeres vêm de uma conversa sensata, da verdade, do carinho, da sinceridade, da compactualidade, da fidelidade e educação. Meus prazeres me são o que eu sou e quero ser para o mundo, desde a "FORTALEZA" com instinto protetor, á sensibilidade dos sentimentos mais simples.

Não dá, é claro, para seguir todos os dias nossos ideais, e é exatamente sabendo disto, que se faz útil este blog, o mais puro canal pessoal para me lembrar dos pensamentos, idéias, experiências e aprendizados que acumulo em vida, do que acreditei e acredito, do quanto mudei, do quanto ainda irei me aprimorar e é claro, na esperança de que outros leiam e compreendam o desejo de passar isto adiante... A paz e a intensidade que o amor e os prazeres trazem.

Sejam superiores aos revoltados, devolvam borrões com floreiros!

Sejam carinhosos, atenciosos para seus amores e se lembrem de que quando a pessoa parece que menos merece amor, é quando de fato ela mais precisa dele.

A bondade é a chave para o progresso, a gentileza é o melhor canal para a satisfação própria e consequentemente, a do próximo. Façam o teste. A satisfação que lhes dá quando se é gentil com alguém (quer esta mereça ou não), lhes dá ainda mais vontade de disseminar a gentileza com a próxima pessoa e esperar ver o resultado (mas não desanimem com os revoltados! As pessoas tem momentos, e há de se entendê-los), é um pensamento progressivo, uma "bola de neve" do bem.
Reescrevo hoje um novo "EU", talvez complementando minha antiga auto-crítica "ME, MYSELF AND I",, talvez conflitando em alguns pontos, mas é o peso do tempo sobre mim. Nenhuma idéia é perdida, todas se aprimoram com as situações, com as pessoas e lugares que nos modificam e modificam nosso cenário, mas que, nunca tirarão de nós, os nossos mais íntimos ideais.

Vejo que pouco mudei até hoje em minha vida, vejo que sigo a mesma linha de idéias e credos.

Só lhes peço para que, se realmente tiverem força para isso, que vivam cada um dos momentos que tiverem com INTENSIDADE, seja ele bom (que lhe trará cada vez mais prazeres), ou ruim (que lhe trará novas experiências e força para aguentar novas " barras").

Beijem mesmo, com prazer, com intensidade, demorado, curtam o ato supremo de amor que nunca se repetirá ou será totalmente igual, sejam safados, maliciosos e "PERVERTIDOS" nas brincadeiras e carinhos (mas o sejam somente por seu parceiro, aquele que amam com FIDELIDADE), durmam juntos, deitem-se na grama, vejam as estrelas... Parem o mundo, parem o tempo, uns pelos outros!

Curtam cada dia que tiverem com sede de que este seja ultimo, para que, no momento em que deitarem a cabeça no travesseiro para um novo amanhã, se lembrem de que o dia de ontem foi marcado pelo máximo de prazeres possíveis dos que sua própria mente pôde criar, tornando-se MEMORÁVEL.

Cultivem seu Hedonismo, descubrar seus prazeres e os compartilhe com seus amores, sempre, imensamente, intensamente, profundamente.

Savi?

segunda-feira, junho 21, 2010

"GRÉCIA"

SANTORINI - GRÉCIA


Eu tive um sonho, sonhei com uma pequena casinha de paredes frias, toda branca, móveis de madeira e sem muito requinte, mas que em cada canto esbanjava muito charme.
Eu tive um sonho de morar em uma pacata ilha da Grécia, de acordar todas as manhãs e sentir na pele o contraste da brisa fresca e o calor do sol.
Eu tive um sonho de querer ser feliz na simplicidade, longe dos tumultos e distúrbios da multidão.
Eu tive um sonho de olhar para as belezas do mundo com a sabedoria de um ancião, mas a admiração de uma criança.
Eu tive um sonho de conhecer os charmes da vida que vem com a calmaria, de olhar meus móveis com tempo e vontade de pintá-los, de redecorá-los sem me preocupar se casam uns com os outros.
Eu tive um sonho de pescar meu jantar num domingo ensolarado, de cozinhar sentindo o frescor do vento entrar pela janela e o sabor da comida se dispersar pela vizinhança, com todos os ingredientes frescos, da terra.
Eu tive um sonho de um futuro de vontades que ainda quero construir, em uma bela e simples casinha branca de paredes frescas no topo de uma ilha no mediterrâneo, nas belezas de suas águas e das terras Gregas.
Eu tive um sonho de sair pela manhã curtindo o sabor da maresia ao descer as escadas em frente ao portão simples de madeira azul de minha casa, e que mesmo sem me enriquecer e viver do mais sórdido luxo, eu era feliz por ter o que sempre quis.

Dedicado ao delicioso sonho que tive, da magia das ilhas Gregas - 21/06/2010.

"VESTIR BOAS VIBES"


Os perrengues da vida.
Fazia tanto tempo que não passava por algum deles que tinha me esquecido de como pesam na consciência, de como fazem mal pra vontade, de como aumentam a saudade.
É sofrivel quando bate aquela deprê braba e a gente fica meio down. Só o que precisa é de silêncio e um abraço, mas eu entendo que as pessoas que estão nos vendo cabisbaixos, extremamente nervosos ou irritados, tem a sua própria recepção para cada um de nossos trejeitos e rostos (que dependem de todo de nosso humor) e nos devolvem tudo o que não queremos, diferente do que esperamos.
Quem trata muito bem uma pessoa que te dá patada?
Bom, tem dias que tratamos... Ou você está com o sangue frio pra isso, ou com uma mágica e rara razão da situação que te faz ser superior e controlar a resposta, ou é claro, você devolve com uma patada pior (digo isso porque estou muito bem treinado desde cedo com uma de minhas irmãs que tem o temperamento tão forte quanto o meu).
Temos dias que parece que vestimos as roupas mais depressivas, temos os pensamentos mais negativos, nos vemos feios, tratamos os outros com indiferença, sentimos vontade de socar ou chorar, queremos somente o silêncio e a vida é de uma desesperança tamanha, que nada dá certo... Dias em que parece que a "Lady murphy" nos persegue, dias que é fato de que tudo dá errado.
Tive um fim de semana assim. 
Eu só queria recarregar minhas "pilhas", toda a minha energia... Ter um pouco de sossego e conforto, fazer carinho nas orelhas da Joana, abraças minhas irmãs, conversar com meus pais, voltar por porto seguro.
Claro que nenhum sossego é de todo perfeito, sempre tem a bendita "lady" atrás da gente, portanto, já espero a iminência de um belo puxão de orelha do meu chefe amanhã pelo fim de semana em que eu literalmente precisava voltar pra casa. 
Já espero uma semana pesada de trabalho e principalmente de estudo.
Mas a partir de amanhã quando eu acordar, não vou mais vestir o humor de desespero ou cansaço, amanhã, eu me visto renovado, com uma nova vontade e muitas novas fichas para usar no meu dia a dia, amanhã, volto a ser eu mesmo de força plena, imbatível, uma fortaleza (ao menos tentar segurar a onda com firmeza), não me deixando mais abater, não me enfraquecendo por nada.
Amanhã, quando começar o dia eu vou me lembrar de tudo o que foi construído, ao invés de me atingir pelo caminho a trilhar para novas conquistas... Vou me recordar de todo o carinho e a torcida da minha família, vou me lembrar da minha namorada deliciosamente-maravilhosa (pois faz DIAS que não a vejo!), vou me lembrar de que na hora que bater a vontade, eu posso mandar tudo o que me deixa infeliz e fadigado "á merda", mas que como o homem que me construo para ser, vou lutar até o fim, até onde as forças derem sem desistir e quando tudo se complicar, eu sei aonde devo recorrer para acabar com minhas agonias.
Sem mais canseiras, sem mais vestir a infelicidade... Amanhã, eu escolho a batalha ao invés da derrota, escolho dar o sangue por notas melhores, metas batidas e me libertar de velhas manias (roer as unhas, prometo!), vou dar o sangue para ser o melhor (de novo!), com a mesma vontade que sinto quando há um começo, uma novidade.

Amanhã, eu vou ser mais eu!
Que se danem os fracos e os que me irritam, que se ferrem os que não são bons pra mim. Que se perdoem os ignorantes e que se afoguem os babacas! 
Um salve para os bons, minhas boas vibes para os positivistas!

E VIVA O AMANHÃ!

sábado, junho 19, 2010

"MIRA NA FÉ"




E haja coração amigo!



Como dizia o narrador de Joseph Klimber: "A vida é uma caixinha de surpresas", o que de fato é uma grande verdade. Não temos como prever o dia de amanhã, não temos nem como esperar que o momento seguinte saia como estamos esperando, que seja como estamos planejando... A vida é incerta, traiçoeira e complexa. 
Tenho todos os dias como novos presentes, sejam eles recheados de boas ou más experiências e acontecimentos, pois independente do que sejam cada um deles, sempre tem novos aprendizados a serem acrescidos em minha vida.
Mas como já dito antes, acredito que tenhamos fases da vida e fases na vida.
Digo fases da vida, porque passamos por elas no decorrer da idade, do que aprendemos para sobreviver e nos relacionar, nossas habilidades, nossas preferências, ou seja, tudo o que é necessário para que formemos nosso caráter.
Quanto as fases na vida, essa são um pouco complicadas, são as situações que decorrem das fases de vida que estamos vivendo cada uma com suas peculiaridades e particularidades, mas que por vezes se tornam um montante de fardos tão pesados (aquém do que nos acrescentam em experiências), que se torna realmente difícil carregá-las.
Por exemplo, minha fase de hoje, neste mês de junho Que volta um pouco á linha de pensamento dos textos:


Onde estava passando por provações ou tive novas visões de esperança ao conseguir transpor desafios e barreiras. Estou ciente de que a vida é constante de provações que se apresentam todos os dias, mas podem crer, tem dias que dá vontade mandar a vida á merda! 
É muita coisa e é sempre "tudojuntoemisturado"!  
O que me salvam são as pessoas, o apoio, amor carinho que recebo dos meus amores, dos meus mais próximos e de alta estima. Não me lembro de nenhum momento em que tenha exteriorizado desespero, cansaço ou fadiga, de que algum deles não tenha se prontificado á me dar conforto, seja a minha família, sejam meus amigos ou amores que tive.
Me lembro muito da minha mãe e de minhas irmãs, de tantas palavras, de tantas conversas descontraídas para tentar contornar a lembrança dos problemas em diferentes situações e temas. Sinto muita saudade do apoio que tinha de imediato ao estar perto de vocês todos os dias, de ter a quem recorrer quando era preciso desabafar meu fardo.
Me lembro da Carina me dando bíblias para ler antes das provas do vestibular quando estava quase entrando em parafuso, em estado de "alfa"... Não as lia (as Bíblias), mas guardava com carinho o gesto e os livros, sabendo que de alguma maneira existiu uma certa oração peculiar para com minha sorte e iminente desfecho da parte dela. Aliás, sempre ouço este conforto, "ler a bíblia"... Por estes dias ouvi do meu amor, um pedido de que lesse alguns trechos (estou esperando você me dar Bi e pode ter certeza de que desta vez vou ler com carinho).
Não sei se tenho algum tipo de preconceito, mas nunca me interessei realmente em conhecer suas passagens, nunca me interessei em freqüentar um templo ou ouvir um "mané" pregar lá na frente.
Claro que já fui confrontado por essa ideologia, inclusive comigo mesmo, nas bodas de ouro dos meus avós (agora em fevereiro), onde ouvi um jovem padre falar de maneira exemplar e admirável, o que realmente me surpreendeu e abriu uma nova visão quanto a igreja. 
De qualquer maneira, eu não seria em nenhum tempo um freqüentador assíduo do templo, mas sempre levei a fé de algo maior comigo, sempre soube fazer as orações (que aprendi a fazer quando dormia ao lado da minha mãe, rezando por meu pai que estava em viagem, á trabalho) e de fato sempre que me desesperei, as fiz, trazendo um aconchegante conforto para o peito.
Eu sinceramente estou muito cansado este mês. 
As obrigações e responsabilidades se acumularam muito, os horários são apertados para tantos afazeres, a fadiga é crescente e a minha vontade de continuar é lastimável. Não sei mais por quanto tempo vou dar conta de tudo isso, o trabalho cansativo e pesado, as benditas metas a bater, o relacionamento com os clientes, as cobranças do chefe, as minhas cobranças pessoas (sim, sou um escravo da culpa), os trabalhos do D.A, as poucas horas de estudo, a ansiedade, o tempo perdido no trânsito, poucas horas de sono, muita matéria, as provas chegando, professores com métodos de aula quase que medievais, cobranças também de professores, ARGH!

O negócio é ter fé mesmo, pode crer. 
Trabalhar com o que não gosta, ter aula com professores por quem criei inimizade, matérias pesadas e controversas, o desejo de coisas diferentes, mais coisas, mais tempo, mais prazeres... 
E olha que ainda nem comecei pra valer a vida real hein?!
É o momento de transição, é complicado mesmo, mas eu me pergunto:

Será que sou obrigado a dar conta?
Ou posso me reservar o direito de escolher o que quero, posso e consigo fazer?
É, aí que mora meu problema, pois a fé é grande, mas a culpa que me consome e me deixa no impasse é sempre maior ~ 
Maldito problema pra lidar com culpa... Me cansa muito essa sensação de estar levando o mundo nas costas, de "tudojuntoemisturado".

sexta-feira, junho 18, 2010

"REFLEXO"


Eu sou durão mas também já fiz xixi na cama! (hahahaha!).
Poxa... Eu estava aqui hoje de manhã pensando, depois de uma noite parcialmente mal dormida e uma infinidade de sonhos amalucados e sensatos que me foram aparecendo em sequencia, num pós festa "braba" que só o que me foi devido foi cobrar R$5,00 de estacionamento + ingresso de entrada e depois servir cerveja pra galera.

Me vejo um cara durão muitas vezes, frio e até calculista.

Sou meticuloso e extremamente empenhado no que me proponho a fazer, mas percebo que algumas vezes eu passo por cima das pessoas e acabo impondo a minha opnião sem ouvir a parte contrária, o outro lado. Fui criado por um grande homem, extremamente admirável (Para entender, leiam: ELE É O CARA ), de opinião forte e caráter inabalável, mas que como eu, se fez um homem durão (E pra caramba pai!). No meu íntimo sou um cara extremamente sensível quanto ás situações e pessoas e mesmo que já tenha me visto um "guerreiro" no passado, sou pacato e muito paciente hoje (Sabedorias que se adquirem com o tempo. (FORTALEZA ).

Engraçado como o que nos parecia injusto no passado quando criança, como aqueles "nãos" que recebíamos com nossos pedidos mais amalucados e mimados, as orientações de perigo quanto á alguns lugares e eventos ou até a tão constante, repetitiva e chata orientação da importância de se usar camisinha, nos cabem com extrema coerência quando amadurecemos. Conseguimos entender que os nãos, as caras feias ou até os eventuais tapões na bunda são importante para formar nossos caráteres e que no fim, muitos de nós não mudaríamos quase nada do que nos foi devido ou ensinado, como é o meu caso.

Particularmente, me vejo todos os dias como um aprendiz eterno de minha própria vida. Eu vou ter de me aprimorar todos os dias em todas as situações e por mais que eu pense já saber o suficiente, me descubro sempre menos conhecedor da verdade no passar dos dias ou das pessoas com quem me relaciono. Pode-se até haver uma certa noção ou previsão básica do que pode vir a acontecer, agora ter um real conhecimento ou total previsão de tudo, é um "X" á parte que nunca teremos como resposta imediata.

Digo tudo isso, porque tenho prazer em trabalhar em qualquer tipo de eventos que eu venha a participar... Sim, sou um cara que prefere trabalhar do que ficar zanzando á esmo tentando (nos dizeres do grande Fantinato) "catar muié", "caçar", "beber pra ficar louco" ou "entupir  o butão", (hahaha!) prefiro PRODUZIR (e claro controlar porque eu sou filho do meu pai! :).

Bom, ontem hoje de madrugada fiquei na porta do "Sapo Cai e Pira" (Aliás vou mandar um salve aí pro Gaga pro Thigo e pra toda a galera da Secretaria de Eventos + Rahme, porque o negócio ontem tava fodão!) e ouvia quase que simultâneamente "que cara grosso", "que cara engraçado, maior palhaço", "gente fina", "idiota" além é claro dos jargões que batem carteirinha na porta da festa - "porra ta caro mermão", "faz por tanto" - Conceito: estipula um valor X absurdamente barato e acha q tá certo), ou é claro fica pedindo desconto pra tirar não sei da onde (isso porque o cara ta dirigindo um Audi, um Stilo ou a caminhonete nova do papai).

Ontem a noite fiquei ouvindo estas coisas e percebo que a primeira impressão que as pessoas tem de mim, quase sempre não é positiva. Eu tenho mesmo cara de bravo (e no fim sou um cara estourado pra caramba), dizem que pareço ser metido (mas atribuo esta aos vincos na testa e a falta de óculos que me faz mais cego que uma toupeira), que sou grosso (só se me tirar do sério... Tenha dó, não sou o !).

Em contrapartida, quem aguenta experimentar passar pelas caras feias que pareço ter (ou tenho) ou me espera pedir desculpas (se for realmente preciso - Muitas vezes eu peço pela pessoa fazendo de conta que a culpa é minha só pra contrariar as tão inoportunas falhas da humanidade - graças ás constantes orientações do pap's de que é sempre preciso ter HUMILDADE) descobre em mim um cara piedoso, bondoso, paciente, amoroso (bobão), fiel e coerente (já dá pra se candidatar á um cargo político será?).

Tenho uma primeira impressão para as pessoas muito adversa do que realmente sou com quem eu amo... E está aí o ponto, "como sou com quem eu amo" porque se não acrescenta pra mim é descartável e aí amigos, eu deixo de dar o sangue por alguém.

Não cultivo inimizades, mas ignoro e deixo as pessoas que se mostram imbecis num canto, esperando que um dia possam amadurecer por si mesmas e tentar ser mais humildes.

O ponto de tudo isso, é a complexidade que tenho em minha existência, e mesmo que confusa, a ideia de que é sempre preciso filtrar o que se ouve, vê ou faz na vida, porque mesmo que você esteja certo de sua razão, existe um outro lado, uma outra pessoa com uma verdade tão particular quanto a sua e que mesmo que contrária, é esta da qual vai trazer um equilíbrio pacífico á situação.

Para quem quiser se aprofundar nas teorias amalucadas e complexas dessa cabeçola estranha, vai aí quatro delas:


Obrigado.

quarta-feira, junho 16, 2010

"MENINA MÁ"



Taí, certamente este é um título que não combina com você (Só um pouquinho).
Você tem seus momentos... Mas quem não os tem?
Todos temos um dia, ou alguma situação que nos traz uma crescente raiva e irritação incontrolável que não sabemos a origem, mas sabemos que ela é "mortal"! (hahaha!).
As mulheres tem a TPM e os problemas, os homens tem os problemas e as mulheres de TPM... No fim, somos mesmo todos iguais não é?
Bom, teoricamente é sim.
Mas tem algumas pessoas que se tornam mais e melhores para outras, como é o caso de você para mim. Sem saber, você cultiva uma doação e uma grande conquista diária para comigo... Pode crer, tem hora que que também sinto uma vontade louca de te matar, mas acredito que como eu, você só a tem momentaneamente, como que por uma fração de segundos, pois cada um dos momentos que nos traz essa vontade, vem regada por si mesma do mais completo amor e carinho que já pudemos presenciar.
Você para mim linda Bi, é um ícone maior até do que você mesma pode se dar conta, de uma força e belezas tão extremas que é inimaginável o tamanho que você se faz em mim e para mim a cada instante.
Claro que temos vontade de matar um ao outro... Mas qual pessoa no mundo que ama não a tem?
É claro que você terá dias que a irritação será gigante e por certo quase que incontrolável, mas a vontade de tentar contê-la, já será suficiente.
Quando começamos a namorar, eu lhe disse que tudo o que é preciso para me ter, é "me amar"... E de fato a simplicidade da chave de me conquistar é o que faz das minhas doações e ações tão elaboradas e caprichadas.  
[ Trecho CENSURADO ] Absolutamente tudo o que temos e construimos um pelo outro, todos os dias, se dá pelo amor que você me demonstra (ás vezes) e o que eu te demonstro (em excessoo o tempo todo) - Kkk. - Brincadeira, desconsidere os parênteses anteriores... E vou lhe dizer porque.
Porque você é uma mulher de todo completa e MUITO complexa. É isso que eu mais gosto.
Não dá pra saber se o carinho será suficiente ou excessivo, não dá pra entender o porque você é mazinha e fica me tirando ou fugindo dos carinhos e abraços... Mas sei o quanto eu tenho de me empenhar para conseguir lhe dar e fazer carinhos, o quão bom eu tenho de ser para merecer os seus beijos ou fazer amor com você... É de fato, o que eu gosto.
Você tem opnião e vontades, tem sua personalidade forte e marcante, não é um brinquedinho ou uma mulher omissa... É uma mulher, por completo. É complicada e perfeitinha, difícil mas EXTREMAMENTE AMOROSA se eu fizer por merecer.
Mas é a mulher que a cada novo dia que passa, me conquista sem saber. Seja boa ou seja má, você me traz todos os dias novas belezas á apreciar que me são novos vícios á satisfazer quando lhe revejo, você me traz cores para me maravilhar... E as saudades?
As sinto intensas, todos os dias.
Te conquistei como uma obra completa? (rs!). Lembre-se que sou uma obra em construção, e já ha algum tempo, a artista é você.
Agora... Para de pedir desculpas tá?

:)

Te amo ô "menininha mal caráter" (Nos dizeres de Miguel Falabela em TOMA LÁ DÁ-CÁ)".

terça-feira, junho 15, 2010

"WAL MART FRANCA"


O que me pareceu ontem quase que por completo um recinto de podridão.
Frequento diariamente este hipermercado na cidade de Franca, mas diferente de qualquer outra loja da mesma rede, aqui, eu fico horrorizado com os funcionários.
Começo pelo serviço deficiente de quase a totalidade dos setores da loja. É absolutamente visível que existe carência de mais e novos funcionários e é claro, de um treinamento INTENSIVO de educação, cortesia, tratamento e profissionalismo de todos eles, desde os caixas aos gerentes da loja.
Sempre tive grande admiração pela bandeira Wal Mart graças aos textos disseminados na rede desde o começo da década de autoria do seu criador Sam Walton que de muito bom grado, anexo abaixo antes da conclusão de minha crítica como cliente:

" Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se.
Sabe quem eu sou??? EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!!!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.
Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenasa pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".
"CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR."

Sam Walton

Ao meu ver, estes deficientes profissionais que integram esta tão forte bandeira aqui na cidade de FRANCA, estado de São Paulo não entendem que a essência de sua empresa e a grandeza do seu trabalho, está na segurança, cortesia e educação com a qual tratam seus clientes, cada um deles, seja para ouvirem críticas, seja para serem elogiados. Parece-me aqui que eles fugiram dos princípios da própria empresa.
Particularmente, aprendi desde cedo que críticas são sempre construtivas, mas que todas dependem de nosso ponto de vista particular para absorvê-las e nos aprimorarmos. Agora vou lhes explicar o porque de tamanha indignação da minha parte com a gerência do Wal Mart - Franca.
Diariamente eu estou aqui dentro, almoço, uso seus banheiros, faço o meu próprio serviço. Aqui dentro, como cliente eu vejo a falta de cultura e etiqueta que os funcionários tem durante seu trabalho... Caminho entre os corredores escolhendo meus produtos ouvindo altíssimas conversas sobre "a garota que eu comi ontem a noite na Expo-agro", ou "eu ficar muito locão mesmo lá na festa do Nobre". As conversas sobre "aonde colocar os produtos, a diferença dos preços e a indignação com a gerência (regada á palavras de baixo escalão)" dizem respeito á todos os clientes que circulam entre os corredores da loja.

Mas verdadeiro problema foi o de ontem, dia 14/06/2010.

Espera-se de funcionários jovens este tipo de tratamento ou palavredo, mas não de um gerente, não de tamanha falta de educação e tratamento com um cliente. Ontem encontramos um segundo escorpião amarelo (Tityus serrulatus) dentro dos corredores do Wal Mart no andar inferior. Ainda vivo, nós o afixamos em um cartão com fita adesiva e levamos até a gerência para avisar, e perguntar sobre as medidas que haviam sido tomadas. Pessoalmente, eu levei este cartão... Educadamente, perguntei ao rapaz (gerente) de plantão ontem a tarde, sobre a dedetização do prédio, e de que em menos de 2 meses, era o segundo escorpião que nos aparecia por aqui. Pois bem, pacientemente ouvi dele que todos os documentos que comprovam que havia sido feita uma dedetização intensiva no prédio estão á disposição de quem quiser (agora porque não há plaquinhas á vista comprovando o serviço de dedetização disposta em obrigatoriedade na Lei nº 2001, de 29 de Abril de 1992, que estabelece a obrigatoriedade do controle de vetores e pragas nos estabelecimentos que de alguma forma lidem com produtos alimentícios, para garantir a saúde publica - Mais o Decreto nº 37926 de 06/07/05 da ANVISA), de que aqui é área de foco e que ele não pode fazer mais nada pois "nossa parte nós já fizemos".
O que me intriga, é como uma pessoa num cargo de gerência usa em uma frase as palavras "nossa parte nós fizemos" para um cliente. Não satisfeito com a pobre explicação sobre a erradicação dos escorpiões, liguei na vigilância sanitária E em duas empresas de dedetização da cidade de Franca, onde ambos os três órgãos me confirmaram que não há um veneno suficientemente eficiente para matar os escorpiões, e que sua total erradicação se dá por métodos preventivos simples.
A própria vigilância sanitária se dispôs a dar treinamento gratuito ao setor de limpeza do Wal Mart - Franca em prol da erradicação da praga (método extremamente mais barato ao supermercado do que ter de pagar uma dedetização que pode não estar sanando o problema e esfregar na cara de um cliente de que "eu sou assim mesmo e meu trabalho estou fazendo" - fato que logo será explicado).
Em seguida, voltei a me contatar com órgãos do Wal Mart, agora por telefone, procurando o mesmo funcionário, para que pudesse lhe propor esta idéia. A princípio falei com a nova diretora que muito prontamente e extremamente solícita me atendeu, mas me repassou ao mesmo funcionário (gerente), por se tratar esta de uma de suas funções.
No instante em que me apresentei e disse ter falado com a vigilância sanitária ele literalmente "vomitou" explicações sobre as duas empresas das quais trabalha com a erradicação de pragas, que estas mesmas lhe garantiram que os venenos despejados por eles matariam qualquer tipo de pragas inclusive escorpiões, de que ele estava fazendo o seu trabalho e que aquela era a maneira com que ele falava mesmo.
Bom, liguei como cliente que admira a bandeira Wal Mart, liguei como uma pessoa que utiliza seus serviços, desde os emporcalhados banheiros que são higienizados apenas uma vez a cada dois dias, sejam os dos andares de baixo quanto os do de cima, seja na compra dos seus produtos como consumidor, seja nas refeições quase que diárias, etc.
Mas ouvi de um profissional, de um homem com atitude imatura e nada profissional ou cortês de que aquela "era a sua maneira de falar", de que estava fazendo o seu trabalho. Infelizmente, entro em consenso com um de meus clientes, Juiz da vara civil de Osasco, também cliente o Wal Mart Franca, de que a cortesia e educação no treinamento de alguns funcionários da loja, inclusive da gerência (a mesma que perguntou ao Juiz quando este fez uma reclamação TAMBÉM DA HIGIENE DA LOJA "-quem é você para me dizer que os congelados estão emporcalhados?") - Bom, pois eu respondo e muito provavelmente para o mesmo profissional que disse estas palavras ao meu colega, o mesmo que ontem de forma tão esdrúxula, me tratou não como cliente mas como o próprio "lixo" do qual ele integra em sua tão pessoal existência.
Hoje, eu acordei me perguntando como este funcionário trata diáriamente seus subordinados, se os clientes que acrescentam frutos ao seu salário, ao seu trabalho, são tratados desta maneira.
Aprendi muito cedo com um grande homem de que autoridade não é ser chulo e sim firme e cortês, mas é uma pena que o mesmo profissional não tenha tido a humildade de ser aprendiz e nem de se aprimorar para ocupar um cargo que certamente sei que poderia ser mais bem produtivo nas mãos de uma pessoa sensata.

Escrevo como cliente que quis ajudar ao invés de criticar, absolutamente indignado com a recepção recebida de uma pessoa que teoricamente deveria ter ouvidos com humildade, para que pudesse por si mesmo ser melhor a cada dia.

Aí vai uma indicação de Documentário feita pelo grande BAÚ que eu desconhecia... Ainda não assisti, mas já anexo pra galera:

O Wal-Mart: O Custo Alto do Preço Baixo - Wal-Mart: The High Cost of Low Price (2005 )
(EUA, 2005, 95min. - Direção: Robert Greenwald)


O documentário mostra de que forma o Wall-Mart destrói o comércio local vendendo produtos fabricados com exploração de mão-de-obra na China. Conta com relatos pessoais de comerciantes que tiveram que fechar suas lojas devido a concorrência desleal.
O filme mostra centro de cidades que se tornaram fantasmas por ter todo o seu comércio fechado, e há também relatos dos próprios vendedores e trabalhadores do Wall-Mart, que devido ao baixíssimo salário, são obrigados a depender de ajuda governamental para sobreviver.

sábado, junho 12, 2010

"OUTONO"



Outono, tempo de nostalgias.
Me lembro de muitos outonos da minha vida, dos dias em que tinha grande ansiedade pela chegada das férias, uma época em que todas as minhas preocupações eram com notas de matemática. Lembro-me com muitas saudades das tardes nubladas de São Paulo, o vento leve e frio que carregava a poeira pelo chão e as folhas pelo ar.
Me lembro dos moletons e abrigos que usava, de algumas cores marcantes... Lembro-me do tão gélido frio no pé ao fim da tarde, e dos horários em que parava o meu mundo para assistir desenho de pijamas no sofá da sala. Me lembro dos bolinhos de chuva que minha mãe fazia, alguns poucos chocolates quentes e muitas xícaras de chá.
Lembro-me que tomávamos sopas de legumes que eu ajudava a preparar, e íamos ao shopping juntos para assistir um filme e passear... Meus outonos, minhas lembranças, são sempre carregadas de forte presença da minha linda mãe... É minha grande amiga e maior companheira.
Meus outonos sempre foram as temporadas de maiores preguiças e belezas, dias de conforto, dias de filosofia. Me lembro das folhas coloridas caídas aos quatro cantos, do barulho do seu arrastar nas pedras do chão e do percurso de sua queda no ar.
As piscinas eram geladas, alguns dias escurecidos, outros de sol claro e sem calor, mas as vontades e sensações sempre me foram mais afloradas.
Ah! É um tempo bom para mim, o outono.

Temporada das saudades.

"DIA DOS NAMORADOS"

Engraçado como há uma certa semelhança física no olhar destes personagens para mim.

O maior dia '"D"' na vida de um "pró-solteiro".
A preparação começa ao menos 12 horas antes do dia anterior... As mulheres vão fazer aquela mais dolorida e profunda depilação, horas de manicure (caseira ou profissional), cabelereiro, compras e um up-grade de maquiagem. Demoram pra escolher a roupa, entram no maior choque se estão gordas e não comem absolutamente nada (ou se comem é uma fatia de queijo?!) pra chegar em forma e bonita pro dia seguinte.
Os homens correm atrás do presente na ultima hora... Ou com raríssima exceções, já o deixamos comprado ao menos 15 dias antes (melhores opções e preços - é melhor prevenir do que passar aperto). Tem quem deixe um clima romântico... Posicionam o presente estratégicamente na cama apoiado sobre os travesseiros, apagam as luzes do quarto, acendem um incenso e deixam um sonzinho gostoso tocando ao fundo ( indicação pessoal: Norah Jones - Come away with me álbum), uma rosa colocada carinhosamente de frente á porta do quarto (porque infelizmente as floriculturas não tem tulipas! - Cargas d'água, não são floriculturas?! Pq nunca tem a que queremos??).
Em contrapartida, tem as mulheres que fazem um clima romântico, e este meus caros leitores é absolutamente incrementado. Preparam as frutas para o fondue de chocolate (que nunca o comemos com as frutas mesmo), ou morangos + leite condensado + champagne (UuU!) jogam pétalas de rosas vermelhas sobre a cama (e se houver, sobre a água quente da banheira traçando um "caminho de amor" avermelhado no chão), escolhem um corpete e cinta-liga, escolhem um bom vinho, acendem velas e aguardam anciosas para serem elogiadas e amadas com tamanha beleza tão meticulosamente caprichada que prepararam para nós.
Passarei hoje o segundo dia dos namorados de minha vida, namorando (hahaha!).
Confesso que sou um romântico assumido de fé inabalável.
Quanto á este meu tão pessoal princípio, sigo-o fervorosamente com uma tão constante vontade de caprichar por alguém que esteja comigo que não caibo em mim de excitação ao preparar um clima romântico.
Em contrapartida sempre me achei um cara um pouco frio sentimentalmente enquanto não cultivo a paixão ou o amor pleno por alguém (Tema já abordado em postagens anteriores que estou com preguiça de anexar o link), mas não hoje. Acho engraçado o quanto amadurecemos na vida, a cada nova experiência, a cada novo amor.
No meu ultimo dia dos namorados estava jantando fora com uma mulher mais velha (ex) que por vezes um pouco imatura para sua idade, um pouco insegura para a imponência e opnião que parecia ter. Mas acredito que não seja assim este ano... Confesso que ás vezes essa mulher tão "complicada e perfeitinha" é DIFÍCIL PRA CARAMBA, mas ainda me parece que ela faz este tipo (será?)... Vejo mais  simplicidade do que ela demonstra nos seus pensamentos e escolhas tá certo que você é teimosa pra caramba), mas acho que tudo isso é só uma questão de mais tempo para que você possa confiar plenamente em mim.
Não sou o tipo de cara que trai ou que decepciona, tanto é que tudo é tão claro para mim e por vezes tão inocente que quando for sério ou  um verdadeiro"problema" é certo que você saberá pois vou deixar de ser brincalhão.
De qualquer maneira acho fantástico o dilema em que você me coloca quase que diariamente, se eu deva optar pelo meu lado mais carinhoso e romântico, ou palhaço e escrachado, porque pode crer... É um pouco complexo saber a maneira que mais lhe agrada, mas este impasse me faz completo e menos repetitivo - (Claro que me faz também ser MUITO mais teimoso também, kkk).
Por hora, tudo é diversão e brincadeira... Então meu amor, APROVEITE!
Porque conheço á fundo esta fase e pode crer, é a mais gostosa da qual jamais terá em qualquer amor em sua vida... Seja comigo ou não, é a fase da qual mais plantaremos frutos para que o amor seja concreto, profundo.

Então que hoje seja uma noite simples.

E VIVA O DIA DOS NAMORADOS... NAMORANDO!