sexta-feira, novembro 19, 2010

"DESVIO DE VALORES"




Desanimo em pensar que aqueles bons e velhos tempos em que meus heróis falam com tanto saudosismo das pessoas e seus valores, de respeito e humildade pode realmente estar se esvaindo.
Tenho poucos grandes heróis. Vejo meu avô e seus olhos de sabedoria e em igual magnitude vejo meu mestre João Carlos Bianco na faculdade, transmitir com seus olhos e palavras a mesma admiração e saudade de um tempo que parece não condizer com a realidade atual. Vejo o meu pai relembrando com doçura os tempos de juventude, onde existia o perdão e a hombridade de se pedir desculpas, reconhecer os próprios erros e admití-los sem julgar somente o lado contrário, o lado do ofensor.
Naquele tempo, pelo que ouço destes grandes homens, existia uma virtude que está morrendo... A humildade.
As pessoas hoje custam em admitir que estão erradas em suas parcelas de culpa, inclusive, esquecem desta pequena parcela. Julgam os que ofendem ou seus ofensores de serem os únicos detentores de alguma inverdade e mesmo que sejam estudantes de direito (que é a realidade que venho tentando descrever, além do que vejo no meu cotidiano em ambas as cidades em que resido Franca - Porto Ferreira) não se atentam a descobrir a verdade da outra parte, da outra pessoa. Tomam como verdade absoluta a história que ouviram de alguém, ou pior, se agarram com unhas e dentes á uma verdade criada por sua visão única e fechada de que é o que julgou personalíssimamente e pronto, nada mais.
Admito ser absolutamente ofensiva esta falta de respeito e esquiva do bem comum... Prevejo em concordância absoluta com meu grande mestre, meu pai e meu avô de que o homem probo, homem médio está entrando em extinção.
Bons tempos devem ter sido aqueles, onde os homens esperavam e respeitavam os outros tentando em harmonia desvendar o real problema e finaliza-lo de uma vez por todas com coragem de admitir ambos os lados e que tinham uma visão mais respeituosa e aberta da verdade real e não se demonstravam hipócritas, falsas em suas relações interpessoais, sem querer buscar vantagem, sem querer ofender.
Julgam elas que estão ganhando, mas infelizmente demonstram que tem tanta vaidade que não percebem estar fazendo mal a si mesmas. 
Quando amadurecerem estes desvios de personalidade, no futuro, perceberão que erros assim irão assombrá-las pelo resto de suas vidas e que infelizmente, não haverá jeito ou maneira de se redmirem pelo que fizeram.

Parecem hoje estas pessoas detentoras de graves desvios de personalidade... Explosiva, limitada, absurda, falsas, hipócritas e que infelizmente, tem mostrado sua verdadeira "cara" abaixo das máscaras.

Palávras dos meus grandes heróis... Homens de valores, modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário