sexta-feira, maio 28, 2010

"BOMBA DE EMOÇÕES"


É como mais acertadamente me defino.

Sinto-me um constante conflito de complexidade e simplicidade... Não sou o mais inteligente nem o mais razoável cara do mundo, mas acho que poucas vezes cheguei a errar nos meus julgamentos pelas situações adversas que me apresentaram nesta vida. Eu sinto, tudo o que há a se sentir no meu tronco cerebral, área pré-frontal, sistema límbico, tálamo e hipotálamo, que são as áreas encefálicas relacionadas com as emoções e suas expressões e podem crer, expresso muito bem.

As expressões se estampam nos meus gestos e na face, sem ser capaz de disfarçar ou mentir as tão intensas emoções que sinto, na hora da raiva ou do amor. A emoção é um dos fenômenos mais fantásticos que cultivo na minha simplória existência (simplória sim), pois sou como todos os outros seres humanos, pessoas, gente ou homem - "é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao gênero Homo, família Hominidae (taxonomicamente Homo sapiens - latim: "homem sábio")".

Meu raciocínio é abstrato, por vezes MUITO estranho e absolutamente complexo, regado á altas doses de enriquecimento emocional. Eu realmente tenho sentido o que planejo, penso e proponho em intensidade que vêm aumentando cada vez mais com ideias que me presenteiam com floreiros e borrões, um tanto impossíveis ás vezes, mas sei que sonhar e planejar, faz bem.

Nas situações que passei até hoje, tirei o máximo possível de experiências ao analisar os acontecimentos com olhos críticos e visão expandida. Em parte (grande parte) me fortaleci e me endureci com alguns sentimentos e emoções. Consigo manter um certo "pé atrás" meio na defensiva sem interferir na minha real doação por qualquer pessoa. Em outras, deixei minhas barreiras para trás e abri meus horizontes de aceitação... Aprendizados de vida, muitos, todos sucessivos e mútuos. Seria incômodo e extremamente inconveniente listar exemplos do meu endurecimento emocional ou dos porques eu abri minhas defesas, mas agradeço por ter passado por inúmeras situações em que pensei ter falhado.

Hoje me vejo como um aprendiz da vida, um cara "que nada sei", mas que ao mesmo tempo "muito sei". Sempre há o que se aprimorar em relação ao que já se aprendeu na vida, sempre há novas experiências a serem adquiridas e aprendizados a serem memorizados, é por isso que não dou nenhuma razão ás pessoas que pensam ser os donos do conhecimento ou os donos da verdade e detentores "da ultima palavra". 

A verdadeira sabedoria é daquele que tem a humildade de admitir que nada sabe da vida...
E no fim não saberemos tudo MESMO, só pensamos saber com nosso tão falho ego orgulho humano! Me emociono intensamente com as gentilezas e o amor... Sinto um ódio fugaz da violência e desrespeito, sinto tudo com uma intensidade tamanha, que me sinto uma " bomba de emoções" prestes a explodir, nas boas ou más situações!

Mas podem crer, controle é parte integrante de mim. Emoção contida e condicionada para perpetuar seu sentimento, é um exercício constante desse cérebro complexo e intenso que me dou conta todos os dias de ter. Agora eu só me pergunto se sou um pouco, ou MUITO babaca por pensar tanto sobre tudo, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário