sábado, maio 22, 2010

"UTOPIA SOCIAL"


Pudera... Quem sou eu para bolar uma idéia utópica?!

Minha crítica parcial á nossa democracia.
O Direito penal no Brasil tem como público alvo a patuléia, os pobres, o "malandro" (visualmente por vezes), o "cara do morro", "favelado" que é tipificado por nós por uma caricatura criada em nossos costumes subconscientemente. Nós tachamos a pessoa, mesmo que ela não seja criminosa, se nos parece, ela é e só.
Quando pedimos um meio de punição mais eficaz para os criminosos, casas de detenções, prisões e penitenciárias mais eficientes, meios operações e ações mais diretas, nós queremos punir a quem? A pergunta principal é: "Quem é o criminoso?"... Por mais incrível que pareça, eu diria que somos todos nós.
Claro que isso não é desculpa para impunidade em momento algum, mas somos todos criminosos pois cometemos pequenos delitos (vários) todos os dias, o dia todo.
Poluímos a via pública, atravessamos a rua fora da faixa, atravessamos o farol vermelho, difamamos e injuriamos pessoas mesmo que pelas costas, compramos produtos piratas, damos calotes, não devolvemos troco errado, pegamos pequenos "suveniers" de lojas, restaurantes e consultórios (tem louco que até pega da casa dos outros), apresentamos atestados médicos falsificados, isso não é também uma conduta criminosa?
Não se compara á um homicídio, á um estupro ou atentado violento ao pudor (agora a mesma coisa!)?
Sim, se compara... É um crime, um delito punível com pena prevista em lei, é TIPIFICADO. Então porque nos damos o direito de querer que os outros sejam punidos? Nossos delitos também não merecem consequências?
É... Quanto mais complexa a pergunta, mais simples é a resposta. Somos culpados sim, mas somos culpados de uma situação que nós mesmos construímos, por uma liberdade que nós lutamos (nossos antepassados), somos vítimas da DEMOCRACIA.
O "poder na mão do povo". Somos nós que escolhemos nossos políticos, é por nossa culpa que a força policial em todas as modalidades está deficiente, é por nossa culpa que pessoas ignorantes e limitadas ocupam cargos importantes de poderio político, militar e de ordem e impõe suas vontades errôneas e desvalorizadas á esmo aplicando violência e ignorancia, controlando a situação atual do país.
O regime democrático é a esperança de que toda pessoa individualmente é plena de razão e sabedoria, gozando de um status de pensamento igualitário uma linha "iluminista moderna" de se pensar, de que todos sejam capazes com sua própria concepção de acrescentar da maneira mais valorativa e equilibrada as melhores soluções possíveis do mundo em prol social. E é aí que vejo a democracia falhar. A liberdade e igualdade de todos respeitando por plenitude seu livre arbítrio, abrindo brechas para que nosso "exercício social" seja falho e cometamos um crime, uma maneira de falhar com a sociedade afetando a liberdade individual de outro igual á nós, ou outro dos princípios fundamentais da dignidade humanas, outro requisito de uma de nossas cláusulas pétreas... Mas aquém da ação impulsiva praticada pelo indivíduo há um tipo de planejamento que antecede o ato criminoso, portanto há culpabilidade e consciência do ato.
Democracia hoje, eu acredito que não nos encaixa como um todo, que não funciona plenamente. A liberdade hoje é tamanha que existem ramificações de pensamentos que são denegridos, falhos sem valor.
Não concordo de todo com o Estado Socialista, mas acho que em boa parte seria correto aplicá-lo hoje, seria progressivo para um futura democracia acertada no país.
Ao condicionarmos o pensamento no "caminho correto" (imagino a reforma familiar e cultural que não haveria de ser feita no país) apagando aos poucos as idéias, culturas e costumes impuros, incorretos e criminosos, absurdos que vêm acontecendo com mais frequencia (o duro é que por vezes ainda é elogiado... Tem gente que se acha foda e babaca que dá pilha! - Pultz), talvez seja a chave para a democracia progressista á caminho da Anarquia liberal. Claro que condicionada ao pensamento progressista limitando a liberdade para que não voltem a existir os "ramos podres", evitando que os bem encaminhados e criados não se denigram e sejam desviados ao pensamento alternativo por este lhe parecer mais "pitoresco" (como por exemplo o crime de tráfico de drogas que é extremamente rentável mas muito perigoso. É preciso cada vez mais de cabeças lúcidas e organização para planejar e comandar este cartéis) - é o mesmo que dizer que é mais fácil quebrar do que consertar, que é mais gostoso destruir do que construir - O correto a fazer sempre é mais árduo.
É mais fácil sair pra vender uma "pedra" pra um viciado qualquer do que pegar um livro pra ler. - Ou melhor, fumar uma maconha (tá na moda né?) - Onde estão as honras? Cadê os valores?
Sem tanta liberdade e encaminhando as pessoas á um pensamento "matriz" de sociedade correta e progressiva seria a chave para a ordem plena?

SERÁ?

De certo modo é um pensamento positivista, mas viria cotra a Constituição, contra o bom senso e a igualdade em si, limitaria a liberdade e iria contra até a escola clássica que limitava o poder punitivo do Estado... Traríamos de volta a ditadura, até mesmo um regime totalitário que reergueria uma aristocracia limitadíssima (poder na mão de poucos) que resultaria sem dúvida em um n ovo holocausto... Impor a soberania de uns sobre os outros, pois certamente o ser humano dotado de poder, mesmo que de início com boas intenções estenderia esse poderio perpétuamente pelo bel conforto e deixaria de lado o pensamento democrático e anarquista graças á ganância humana.

é uma pena, mas no fim é verdade... Humanidade é foda.
Por fim, concluí que é mais fácil aceitar essa merda toda do jeito que tá e esperar que fim vai dar.
Torço ao menos para que meu filho não seja um bandidinho babaca sem humildade e que minha filha não seja uma puta sem escrúpulos no mundo corporativo e afetivo.

:S

Nenhum comentário:

Postar um comentário