segunda-feira, maio 10, 2010

"DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA"

  
"Coisa tem preço ser humano tem dignidade" - Imannuel Kant

Há de se entender pela filosofia de Kant que ser humano é algo acima de qualquer preço, que são únicos á cada uma de suas particularidades, independente que sejam japoneses, negros, brancos, índios (em razão da raça), de seus nomes próprios, sua origem, de suas posses e riquezas (Vida Civil), de sua liberdade (um princípio fundamental), do seu credo, não importando que este seja Católico Apostólico Romano, Budista, Judeu, Xiita, Sunita, Ateu... Bom, não importa não é, somos todos serem humanos! Igualmente armazenamos, processamos e entendemos informações pelo nosso telencéfalo altamente desenvolvido e nossos polegares opositores (que nos diferenciam dos animais em geral) não é?

Não, não é.

Será correto se esquecer do Holocausto? Se esquecer de que humanos já foram pedaços de lixo e carne descartáveis, que seus ossos foram usados para fabricar apetrecho de uso comum dos outros seres humanos, que foram escravos de uma causa nojenta e suja, que sofreram abusos, sentiram medo, derramaram lágrimas, sorriram, sentiram calafrios e dor, que eram bebês e crianças, frágeis idosos que foram "classificados" por uma estrela amarela. Que nós mesmo dizimamos milhares, milhões de pessoas em pouco tempo, e SIM, digo "NÓS", porque somos a decorrência desta época negra, colhemos aqui o que foi construído naquela época vergonhosa, mesmo que indiretamente, temos em nós desde pequenos o costume do racismo e da discriminação (mas cabe a nós não exercitá-las!).

A história sempre existirá e esta, em especial, é uma das que não podem ser esquecidas, das que não devem ser negadas. É um crime propor o perdão desta época suplicando por sua negação!
Temos de nos humanizar todos os dias e entender que não temos o menor direito de esnobar ou faltar com respeito com nossos iguais. Ninguém é melhor ou mais que ninguém, nada em nosso planeta é de tamanho valor quanto a vida, mas nos falta respeito ao nos esquecermos de que "vida" é uma parcela única e incomparável para cada um dos seres que vivem neste planeta e é neste momento em que praticamos a discriminação. 

"Toda a humanidade fica diminuída quando um só ser humano morre pois aquela parcela única e especial é apagada, talvez esquecida se cometido um crime contra sua existência".

Compare-se com qualquer outra pessoa que exista neste mundo... Pense que como ser humano ela sente as mesmas emoções que você com igual intensidade, que sente-se bem ou mal, que chora e sorri, que constrói ou destrói, é um indivíduo de todo igual a você, excluindo-se claro a particularidade do seu telencéfalo, de próprias interpretações da vida e que mesmo diminuída ou de esforços limitados, é uma pessoa digna de respeito, independente da cor de sua pele, ou das crenças que planta em sua existência... Um ser humano deixa de ser "ser humano" por ser mais negro? Ou por ser Judeu? Ou por ter algum tipo de deficiência física?

Foi apesar do Holocausto, que se criou o Estado de Israel, não em decorrência dele. Mas para agregar e aninhar a população mais dizimada da época, os Judeus, foi preciso que a humanidade manchasse sua história.
Foi preciso abraçar este credo com solidariedade após esta época, mas é admirável ver que as vítimas não se abalaram, que encaram o mundo de cabeça erguida e que mesmo sofridos, não profanam túmulos e símbolos nazistas... Superiorizam-se pela aceitação e perdão ao invés da revolta, mas não se esqueceram, é claro, de todo o ocorrido (e nem devem mesmo!).

Há de se esperar um mínimo de condições possíveis por respeito á sua sobrevivência ou dignidade. Não se pode portanto esquecer do pior momento, no mais desumano momento de nossa história (O Holocausto), tamanho terror e absurdo, toda aquela tremenda nojeira que assassinou, que estuprou a dignidade de milhões de seres humanos classificando-os como menores ou menos valorados graças á uma RELIGIÃO, uma COR ou uma DEFICIÊNCIA, sentindo-se maiores graças á uma RAÇA... Raça?! Somos todos da raça humano e ponto. 

- Esqueça o gênero, lembre-se da espécie.

Foi de graça o tão espetacular julgamento de Nuremberg (onde foram julgados alguns do cabeça do movimento nazista e os Juízes de Direito Alemães na época do Holocausto) - Uma pena que tenhamos que nos submeter á penas que terminam com a vida de alguns seres humanos, mas não respeitar milhões de vidas, dá o direito de uma vida (suja) ser vivida? Qual o resultado cabível?
Será que a pessoa que não respeita a dignidade da pessoa humana, merece que a sua seja respeitada?

INFELIZMENTE, acredito que sim, pois eu sou humano.

Acredito que mesmo que não vá mudar absolutamente nada na cabeça de uma pessoa que não respeita, que minha omissão só venha a dar impunidade á uma pessoa como essa, não vou sujar minhas mãos com a podridão que esta pessoa de alma pequena exala de si mesma, vou ser humano, vou ser superior e, só me cabe portanto perdoar e desejar para que esta pessoa encontre a sua paz, mas vou fazer campanha sim para que esta época nunca seja esquecida ou negada..

Repense seus atos antes de praticá-los contra outro ser humano... Lembrem-se da espécie. 
E seja humano, perdoe, SEMPRE.

A resposta de uma mente contra todas aquelas que querem tentar negar a existência de algo tão obscuro como:

"O bispo Richard Williamson, que abriu polêmica ao questionar a existência do Holocausto, disse que só irá pedir desculpas aos judeus se forem encontradas provas históricas". 
- A declaração foi concedida à revista alemã Spiegel no ano de 2009.

John Donne:

"Nenhum homem é uma ilha completa em si mesmo, todo homem é um pedaço de um continente, uma parte de terra firme - Todo ser humano é envolvido com o outro pelo simples fato de ser humano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário