segunda-feira, outubro 11, 2010

"SERÁ QUE DÁ?"



Já há muito tempo eu venho me perguntando se é possível vencer na vida sendo um homem de completa integridade, trilhar um caminho reto com os valores que me foram ensinados sem me desviar por qualquer tentação de facilidade ou grandeza. Hoje a noite percebi nos olhos de meu pai que ele está cansado.

Ele assumiu muito cedo sem relutar a responsabilidade da família, passou por uma infinidade de problemas mesmo sendo muito novo que resultavam no mais literal "movimento ondulatório" (altos e baixos) de vida sucessivos.

Este homem, ícone de lisura e honra demonstra hoje honestamente aos 51 anos estar cansado, pela primeira vez em sua vida. Cansado de trabalhar pelas pessoas com toda a sua paixão e transparência e por sucessivas vezes, exaustivamente se decepcionar com a falta de fidelidade das pessoas e retorno por todo o seu trabalho. Jamais o vi fraquejar, ele nunca deixou transparecer todo o fardo que carregava sozinho nas costas até o dia de hoje. Ele sempre soube que existia um caminho mais fácil, mais rico do que o que sempre escolheu, mas neste caminho falta exatamente o que ele carrega com mais força dentro do coração e que com o maior orgulho (meu e dele) conseguiu me transmitir desde cedo... HONRA.

A conduta do meu pai sempre foi a de maior respeito por tudo e todos e nos foi passada (nós filhos) tão sabiamente que agora, em uma nova oportunidade, eu fui agraciado com os frutos que estes valores podem me trazer. No dia de meu aniversário recebi de um grande amigo um tremendo elogio ao ouvir que ele via em mim duas grandes qualidades "ouve muito e usa de humildade"... Qualidades que como princípios este amigo compartilha, e que teve a mesma fonte que eu: nossos pais.

As pessoas que não tiveram a mesma criação que nós, talvez nunca possam saber o quão gratificante para a mente e para a alma pode ser, quando nos é reconhecido que somos pessoas que buscam uma conduta honrosa com sabedoria, talvez, essas pessoas não entendam que mais valioso pra nós é conhecer os valores da essência e não os frutos que possamos colher com cada uma delas. Mas depois de ver as feições de meu pai hoje a noite fiquei em dúvida, comecei a me perguntar: 

- Será que dá pra viver com honra sem sofrer? 

Eu realmente terei muito a perder no futuro se não tiver esses valores em mim, mas será que não seria mais fácil financeiramente? (Digo quanto aos fardos de família e sobrevivência sucessivamente). Em contrapartida, conseguiria eu conviver com a culpa de ter sido desonesto comigo mesmo e com as pessoas para conseguir o que almejo materialmente? Eu teria comigo pessoas por amor ou por interesse? E por fim, maior que qualquer outra, conseguiria constituir uma família com estrutura emocional tão consolidada e confiante quanto a que meu pai conseguiu?
Não... Acho que não.

Foi tão meticulosamente inserida em mim esta idéia de que é necessário ser honesto, humilde e ter valores que sei de todo o meu coração que não conseguiria conviver com a culpa de não ter sido o que meu pai esperava que eu fosse e ainda pior, quem eu gostaria de ser. Posso sofrer o que quer que seja, mas jamais vou abandonar os valores que aprendi com o Poderoso Gilberto, não conseguiria viver com a culpa de ter falhado tanto.

Concluo que é mais fácil "sofrer pra sobreviver do que viver sofrendo (com culpa)".

Só gostaria, sinceramente que um dia meu pai pudesse assumir uma posição de orientação para mais cabeças pensantes, mesmo que ele não se sinta pronto porque no fim, ele conseguirá plantar uma semente extremamente poderosa em todos eles e que mesmo que demore para desabrochar, será uma lição de vida conveniente para o particular de cada homem que compartilhe dos seus valores, exatamente como foi para mim.

Uma certeza valiosa que desabrochou em uma hora conveniente, em um desfecho, para que eu pudesse perpetuar com orgulho as lições que um homem tão sábio e honesto me ensinou, cada uma delas e quem sabe, disseminar um pouco mais de ordem, valores e paixão nas pessoas e pelas pessoas.

Um homem sábio e humilde este MEU HERÓI... Merecia facilidade, retorno e descanso por tudo o que nos poupou, por tanto que carregou e que calado aguentou. Um homem sensível de coração mas forte como uma rocha, de admirável grandeza e alma nobre...

O PODEROSO GILBERTO.

Um comentário:

  1. Meu amor, li para nós, eu e papai. Choramos juntos! Que pessoa sensível e valoroza vc é! Obrigada meu filho!!! Não tem preço isso que vc fez!! te amamos muito ! NEOQEAV

    ResponderExcluir