terça-feira, outubro 19, 2010

"RABISCO"




"Quem faz escolhas faz renúncias".


Começo este texto pensando sobre a passagem acima que li em uma rápida conversa que tive com uma pessoa que amei.
Realmente, quando fazemos escolhas, renunciamos ás portas e aos opostos que acarretariam se tivéssemos tomado um rumo contrário á escolha feita. Se escolhemos nos relacionar, nós renunciamos aos futuros ficantes em baladas, ás festas estando "solteiro", pegação, sexo casual, programas "alternativos", etc.
Quando fazemos uma escolha assim renuncia á outras pessoas, não á sua vida, não aos seus objetivos. Na verdade, existem dois tipos de pessoas... As que lhe darão apoio em suas escolhas, respeitando seu espaço e a que quer consumir seu espaço.
Um dia ( anos atrás) minha irmã lá em São Paulo me disse: "Você tem de fazer uma escolha, entre o seu profissional e o pessoal. Você tem de escolher entre ficar namorando uma pessoa e ficar amando sempre parado no mesmo lugar ou correr atrás dos seus sonhos, das suas pretensões e depois, quando puder e quiser escolher pelo emocional" ... Seria como, não namorar agora, me focar na carreira e quando der eu escolher alguém pra me relacionar e amar... Fácil né?
É, mas não é não. Minha irmã hoje tem mais maturidade e experiência do que tinha na época e tenho certeza de que percebeu que amor é importante e que, dá pra conciliar carreira e emocional. Acredito hoje que ela não larga aquele cara de cabeça grande por nada e a assusta a idéia de ficar sozinha.
Não dá pra simplesmente escolher, "renunciar" ás escolhas anteriores porque o foco é maior e não "será possível conciliar", á não ser é claro que a pessoa que faça isso não saiba o que é o amor.
Eu jamais renunciaria á uma pessoa por quem jurei amor a não ser que exista um motivo extremamente plausível para que se faça isso... Amor não é um vai e vem, uma coisa ínfima que se pode escolher não querer mais.
Dou todo o apoio, do fundo do meu coração por qualquer escolha que meus amores venham a ter, inclusive, dou todo o apoio do mundo para que você siga com toda a sua garra e coração a escolha que fez hoje.
Mas espero que daqui há alguns anos você não perceba tardiamente que a "renúncia" vai lhe deixar um vazio e uma depressão enorme ao perceber que amor não se aprende a ter quando bem entender, e que jurar sem sentir, é injusto, vazio e nauseante.
Se for pra sentir, que sinta com todas as suas forças e quando escolher amar, AME SEM RENUNCIAR.

Dá pra imaginar que alguem renuncia á isso sem remorso?
Espero que meus esforços para entender a verdade tenham facilitado de alguma maneira a superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário