sexta-feira, agosto 06, 2010

"PSIQUÉ & NOÉTICA"


 Hoje a noite tive uma aula memorável do grande mestre Bianco... Fabiana tinha razão ao dizer que no segundo ano temos verdadeiras aulas de Direito Civil, não só pela matéria, mas pelo conhecimento do mestre. Hoje iniciamos a resposabilidade civil na parte da matéria, mas antes de lecioná-la o doutor nos regou com uma enriquecida introdução aos sentidos contidos no meio social e individual da responsabilidade em si, citou grandes filósofos e pensadores, meios e linhas de pensamento tão inacreditávelmente conexas em linhas temporais diferentes que foi um crime não ter gravado as palavras (tentei, mas por uma imbecilidade de minha parte não salvei o arquivo no aparelho).
Me chamou a atenção quando falou sobre Victor Frankl e sua teoria do "ser Humano" formulada durante o Holocausto em um campo de concentração pela publicação do livro "A Busca do Homem por Sentido"  precursor da idéia que criou a escola da Logoterapia (de autoria de Frankl)..
Diferente da Psicanálise de Freud onde o paciente deitado em um divã conta sobre suas experiências e tem de se abrir mesmo sobre o que lhe acontece de desagradável, a Logoterapia suprime o paciente em meio á devastadoras e desagradáveis coisas que devem ser ouvidas, trazendo um choque ao invés de simplesmente esperar que o desabafo traga a solução. Nas palavras de Frankl: "O ser humano não é completamente condicionado e definido. Ele define a si próprio seja cedendo às circunstâncias, seja se insurgindo diante delas. Em outras palavras, o ser humano é, essencialmente, dotado de livre-arbítrio. Ele não existe simplesmente, mas sempre decide como será sua existência, o que ele se tornará no momento seguinte."
Ele separa a existência do ser humano, da pessoa natural de cada um de nós em corpo, psiqué e noesis.
O corpo e a psiqué são comuns em qualquer animal, são tendências naturais que seguem o habitat e espécie, impulsos, instintos e necessidades biológicas em geral.
Já a Noética (noesis) que nada mais é do que o estudo da consciência, mente, espírito e da vida com conceito filosófico mais abrangente (ficou conhecida no livro de Dan Brown O SÍMBOLO PERDIDO) é o que nos diferencia dos outros animais todos, é a capacidade individual que a espécie humana tem (como espécie e como indivíduo singular da mesma) de ser racional, de dominar seus próprios instintos e impulsos convivendo pacificamente em grupos sociais, formulando juízos, criando valores e sentimentos realizados ao racionalizar, enfim, são os valores que criamos e questionamos em busca de nos aprimorar como seres sociais.
E é aí que entra a responsabilidade civil do indivíduo com a noética, ponto onde podemos entender que os atos e fatos que criamos trazem consequências, sejam elas boas ou ruins. Como somos "animais sociais" devemos ter por dever indenizar o dano que causemos á nossos iguais nos utilizando de probidade, honra e honestidade pelos preceitos sociais que criamos e valoramos.
É determinante, querendo ou não, a grande valoração que a noética naturalmente nos faz ter sobre o meio social, claro que em escalas diferenciadas para cidadão individualizado, pois, além do que naturalmente somos, possuímos o livre-arbítrio para entender, "digerir" e acreditar em nossas próprias linhas de pensamentos sejam elas acordadas com o ordenamento social ou não.
Fiquei entusiasmado com o otimismo que existe na escola da Logoterapia de Frankl onde ele afirma na pós publicação e complemento do seu livro em que passou as experiências de sobrevivência do Holocausto já citado acima, que foi entitulado de "A Tese do Otimismo Trágico" contendo um capítulo referente ás:  "preocupações dos dias de hoje e como é possível dizer SIM à vida apesar de todos os aspectos trágicos da existência humana e que se espera um certo "otimismo" com relação ao nosso futuro das lições retiradas do nosso "trágico" passado".
O que Frankl tanto afirma é até contraditório, mas absolutamente razoável: "Tenha o que deseja como meta mas esqueça-se dela" esta é a possibilidade mais rápida de se alcançar o almejado material ou sentimental e ainda com um bônus, o da surpresa do pouco dispêndio de tempo até a conquista. É a absoluta máxima do maior valor da natureza humana, o que nos segue em psiqué e noésis, a LIBERDADE natural de pensamento e idealização, a escolha do caminho individual, o "poder de escolher" que o ser humano tem ao ter a capacidade de racionalizar. O meio social pode até proibir mas jamais retirará do interior de seu criador a verdadeira valoração de cada uma de suas obras.
É uma vertente da idéia de Osho do aspecto cognitivo de poder do ser individual em meio social amplamente divulgada como "Você é Deus de sua própria existência", pela magnitude do valor de liberdade, expressão do intelecto e capacidade racional humana, é a valorização do "Self" para enriquecer o meio social e existência individual no tempo de vida acreditando em uma superiorização do ser crente em si e no universo em que vive.


É a Fé ante um ser superior que nos auxilie na constante busca de se aprimorar como ser humano.


Fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário