terça-feira, julho 20, 2010

"CHEIRO DE LEMBRANÇA"


Rolou uma saudadezinha da infância hoje durante o horário de almoço.
Estávamos meus pais e eu conversando sobre coisas sérias da vida quando fui beber um pouco de Coca-Cola, onde me bateu uma lembrança e comentei sobre o cheiro que me veio ao nariz, de algum remédio, cheiro forte de ferro com gosto marcante que ficava na boca por um longo tempo, meio amargo e enjoativo. Tomei este remédio umas duas vezes na infância, não me lembrava destes fatos nem seu nome ou para o que servia e achei engraçado como progressivamente me veio uma infinidade de lembranças da casa de Presidente Prudente, toda cheia de coisas interessantes, muito simples mas sempre organizada.
Lembro da minha mãe fazendo nhoque, batendo bife, passando cera nos tacos, pegando as roupas do varal, retirando ervas daninhas com faquinha de cozinha no fundo de casa e plantando ervas e especiarias para cozinhar.
Era sempre muito bom... Fazíamos feira juntos, eu via aqueles caminhões lotados de laranja e tangerina até a boca, sendo escolidas com um latão de tinta cortado. Comíamos pastel e colhíamos verduras nas barracas, onde eu me maravilhava com uma infinidade enorme de brinquedos coloridos a cada quarteirão que passava.
Era ótimo!
Todos os cheiros se chocavam na feira, espetacular. 
Gostoso foi o filme que me passou na cabeça, da inocência daquela época, de como minha mãe era menina, nova, do meu pai vindo almoçar, das minhas irmãs ainda adolescentes que estavam deixando as bonecas para trás e começando a se interessar por garotos.
Hoje me resta lembrar de tanta coisa engraçada, diferente, rara, coisas que não vejo mais, nem nas feiras, nem em casa... Estranho como as coisas passam e nos fogem da assimilação. 
Nos lembramos depois somente, com MUITA SAUDADE, depois que elas se vão, depois que não nos são mais a realidade corrente.

Bons cheiros, boas lembranças!

Um comentário:

  1. QUE RELATO LINDO, ME LEVOU DE VOLTA AO CAMINHÃO DE LARANJA, À FEIRA, À SUA COMPANHIA SEMPRE PRONTO E DISPOSTO À APRENDER NOVOS SABORES E PERFUMES. MEU FILHO, MEU COMPANHEIRO!!

    ResponderExcluir