domingo, março 13, 2011

ORDO AB CHAO




"... em todo tipo de disputa de poder. Os ignorantes sempre haviam gritado mais alto, convocando as massas incautas e forçando-as a fazer o que mandavam. Defendiam seus desejos mundanos citando escrituras que não compreediam. Celebravam sua intolerância como prova de suas convicções."

S.P. D.Brown; Cap.87 pág. 319.


Nós somos criadores mas ingênuamente ainda nos colocamos no papel de criaturas. Quando minha irmã fez uma tatuagem de uma célebre citação da filosfia de Osho em belas letras itálicas que lhe circundam o tornozelo, com os dizeres: "Conhecer a si mesmo é esquecer-se de si mesmo", achei fascinante a profundidade que estas palavras continham em uma infinidade de significados que acompanham sua interpretação. A idéia profética de que "a hora mais sombria é sempre a que precede o amanhecer" é o complemento ao pensamento de que nós todos somos Deuses. Somos os Deuses de nossa própria existência, somos divindade por completo e como um só, somos partículas essenciais de uma grande e única célula divina, o saber maior, a iluminação, o conhecimento supremo, a ascenção. A idéia de que o homem é a semelhança de um divino ser maior, um grande arquiteto é válida e palpável... Não somos a semelhança por nossos invólucros carnais (seria um grande e comum erro de interpretação), somos divinos pela capacidade de pensar (adaptar), adquirir conhecimento (iluminar), construir (criar), modificar. Nossas mentes são a semelhança ao que há de mais divino, nossas almas a purificação final de um tempo de aprendizado e acúmulo do saber, a vida, uma passagem, uma fase fundamental para que o que quer que façamos seja notável, imortal.
Já falei algumas vezes antes sobre a curiosa noética, o poder da mente humana, a capacidade transcedental de criar, modificar e transformar matéria com a força do pensar. A dificuldade não é o poder em si que comprovadamente já se mostrou um fato, mas o que devemos fazer para que consigamos utilizá-lo, controlá-lo... É preciso um grau de concentração enorme, um treinamento constante, como se faz para adquirir qualquer outra habilidade.
A hora sombria é o caminho a percorrer durante a vida em busca do amanhecer, da iluminação do conhecimento. Adquire-se o conhecimento todos os dias, pelo sentido do que fazemos, pelo que queremos construir, o que devemos poupar. Me lembro de uma infinidade de vezes em que meu pai dizia que o fundamental era que sempre me lembrasse de ter humildade, sabedoria, honra e boa-fé. Elementos fundamentais para discernir o certo do errado, a ordem do caos. Honestamente acredito haver em todos nós uma centelha divina que espera durante toda a fase terrena o momento de incendiar e trazer luz ou se apagar em "trevas".
Dizem que estamos na iminência da era da iluminação final, a apoteose do homem, a que os Hindus chamam de Era de Krita, os astrólogos de Era de Aquário, os Judeus como a vinda do grande Messias, a Nova Era para os teósofos, o ano de 2012. Mas vá lá, dizem que o mundo vai acabar em 2012 não é? 
Bom, será O FIM DO MUNDO como o conhecemos, sem todo o conhecimento, sem a sabedoria da verdadeira capacidade mental do homem.

Somos quem podemos ser, sabendo quem devemos ser. Escolhemos nossos destinos, nossos atos e fatos, carregamos este livre arbítrio nas mãos mas " O que fizemos apenas por nós mesmos morre conosco. O que fizemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal (Albert Pike)". 
Um ser humano não é nada sem ninguém... Jamais seremos algo sozinhos pois por existir tal divino conjunto de partículas separadas de uma grande célula matriz, apenas "um" é findo, morre incapacitado, fraco, perdido. Em algum momento precisaremos de algo que venha de alguém, precisaremos do produto ou do agente, seja físico ou não.
Sábio é aquele que adquire o conhecimento mas que nunca se esquece dos mais singelos detalhes, do incomensurável poder que emana da humildade de um grande ser. Compartilhar para disseminar... É o lema.


Tu lê negro onde eu leio branco?


Um comentário:

  1. Poh que massa, terminei esse livro ontem... Fechando a coleção do Dan Brown

    ResponderExcluir