segunda-feira, dezembro 13, 2010

"EGOcentrismo"







Massageando o Ego... É assim que tenho visto muitas pessoas vivendo ao meu redor. Claro que não me excluo deste meio, mas como dizem, é mais fácil apontar os erros dos que nos cercam do que enxergar a ponta do próprio nariz não é?

Pois bem, é enxergando ao redor que a gente aprende, percebe a necessidade urgente de se fazer uma auto-critica muito grande para tentar ao máximo filtrar os momentos em que massageamos apenas o nosso ego, alimentamos os nossos mais pessoais desejos. Somos um bando de pessoas mimadas. 

Mimadas pelos nossos pais (criação), companheiros (afetivo), amigos (paga-paus), trabalho e faculdade (puxa-sacos), em todos os meios, em todos os momentos. Claro que não existe unanimidade. Somos humanos e que perfeição existiria se não fôssemos ofensivos quando nosso ego não fosse atingido?

Tem os que nos massageiam, tem os que querem nos ferir... Somos todos assim uns com os outros. Nós temos parado de deixar para trás a condição de "centro do mundo" enquanto crescemos, estamos ainda, muitos de nós, vinculados á ideia de que somos o centro do universo e que injustiça o é, quando algo foge da nossa vontade.  Deixamos as responsabilidades para os outros, não temos tomado os choques necessários para entender de que deva existir um equilíbrio entre responsabilidade e conquista ou, temos tomado sim, mas somos amortecidos por aqueles que nos massageiam o ego. 

Ás vezes é mais fácil perdurar o problema e o sofrimento, desde que continue existindo aquele (a) que massageia o ego, que nos dá força, apoio, colo, ombro, mas que é a fonte, o início, o meio e o fim do próprio problema.

É uma característica da personalidade que abrange a ignorância e a teimosia. Dá pra ver o quanto cresce, na internet, pela cultura do povo, pela ignorância do cidadão, em todos os meios... As pessoas tem a tendência de se atacar intimamente, acreditando que é absolutamente ofensivo receber qualquer tipo de crítica mesmo que seja dos seus mais próximos e que esta seja construtiva. 

Não existe auto-critica e a humildade de perceber que somos apenas aprendizes em todas as direções, está morrendo.

Somos a consequência da vaidade, pessoas que preferem  fechar os olhos evirar a cabeça para não olhar, do que tomar conhecimento e tentar resolver encarando o problema. 
Somos o que estamos fazendo com nós mesmos, limitação, vaidade, ignorância.


Todo e puramente EGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário