segunda-feira, julho 27, 2009

"VIDA, CONDUTA, HONRA, HEROÍSMO, ORGULHO... FAMÍLIA."





Quando me aprofundo em meus pensamentos, me surpreendo... Sou feliz com o que vivi. Digo vivi, pois não são conquistas, não são méritos, são frutos, experiência. O princípio da minha vida tem raízes mais profundas do que posso enxergar no dia a dia. Para vê-las é preciso uma longa reflexão:

Quando recebo elogios, não os recebo sozinho, nem nunca por méritos próprios. Este mérito e a essência do elogio é SEMPRE primeiro de minha família, mesmo daqueles que não se faziam sempre presentes de forma positiva, mas que foram importantes para modelar meu caráter.



A cada novo elogio, eu me realizo. Eu sei e sempre vou saber que esses frutos vieram de vocês, minha abençoada família, dos moldes de conduta que recebi, porque, é nas entrelinhas dessa educação que enxergo vocês em todos os sentidos.



A paciência, vem da Carol que enxerga muito além do que podemos ver. Sem querer ela planejou um admirador apaixonado por cada um de seus atos, por toda a vida. Foi ela que com inimaginável paciência, desde muito cedo, minha mentora. Para escrever e ler, nadar e boiar, dançar e cantar. Foi com ela que aprendi a valorizar a paciência. Hoje, como a cada novo dia eu aprendo... Aprendo a expandir minha visão crítica (Lição que tem raiz com o papai!), a perdoar acima de tudo para ser superior a todos e qualquer um, em qualquer situação. Minha diva, Amo você!

Mamãe... A minha mãe inigualável e moderninha. Vejo na senhora uma mulher distinta e tão cheia de amor! Aguentou barras pesadas desde muito cedo, sem demostrar abalos para ninguém. É minha inspiração para todos os sentimentos positivos que compõe “família”, é da senhora, meu porto seguro, meu apoio, em quem tomo base para me portar nesse mundo como um cavalheiro, como um romântico. É com o carinho que me demonstra que sei que sempre estarei bem vindo em segurança e paz em nossa casa! Sim, a palavra perfeita para a senhora, mesmo que não seja suficiente ainda para representar esta imensidão de luz: “Paz”.

Ana Paula... Sinto que ás vezes deveria falar mais o que penso e enxergo em você para você, pois, mesmo que ás vezes errante, você é uma mulher admirável. Vi grandeza e força em você durante toda a infância, tanto que ás vezes tive até medo de apanhar (Quando era bem pequenino!), mas foi desse medo que me fiz forte. Foi daí que entendi que deveria por obrigação me abster deste bloqueio, dos "medos" e enfrentar com garra qualquer problema, desavença ou catástrofe que venha a acontecer em minha vida. Aprendi com você que devemos ter a cabeça erguida, tanto para enfrentar, quanto para admitir erros e problemas. Torço todos os dias por você encontrar o seu caminho e que seja de paz! Amo muito você.
Minhas avós?! Há! Me lembro desde as mais maravilhosas férias, aos mais fantásticos aprendizados ou histórias. Se pudesse parar aqui para relembrar, teria muito o que contar! Lembro da Vó "Cidão" me dando cinquenta reais para comprar um brinquedo nas férias em Porto Ferreira (em 1992, dava pra comprar uma loja de brinquedos! Rs.), não sabia o que comprar com aquela imensidão de dinheiro. Lembro do banheiro no fundo da casa, enooooorme para escorregar no sabão do banho e dos deliciosos frangos assados que só ela sabia fazer. Ê CIDÃO!

Avó Layr?! Vózis, a senhora é o máximo! Como era gostoso passar as férias de julho na casa de vocês. Até o Vô ficava bonzinho em me ver lá durante um mês inteiro, que saudades! Cada comida gostosa, ir até a banca com o meu braço firme sob o braço da senhora junto da carteira... Era estar debaixo da "asa da ave rainha" e de lá ninguém me tirava. E ainda ganhava Gibi! 
Hoje, me vejo orgulhoso da senhora ser uma avó High Tech. AMA computador! 

Minhas tias e tios? Como era gostoso infernizar a tia Natália com minhas visitas ao bloco D. Ap. 65 nas tardes de semana, em pleno estudo, coitada.. Só pra fazer lanchinho de fim de tarde (Tostex de salame com requeijão), Inesquecíveis! E quando vinha a tia Cris e tio Du?! Parquinho e Mcdonald's com a Lulu!  Lulis, lembra de jogar bola na sacada do ap. da Vó? Como era gostoso! E parecia tão grande! :D Férias de fim de ano com toda a família, que delícia! Eu sempre esperava com a maior ansiedade do mundo chegar o fim de ano, só pra olhar pra todo mundo junto.

Chegamos então aos meus Heróis, ás minhas bases: Tento me espelhar sempre nos senhores... Meu Vô Wandinho? É o “cara”. Sinto muito orgulho do homem que é, do carater e imponência que transmite, dizem que vô é o que dá tudo e ensina o errado... Dou graças a Deus que meu vô não foi assim. Quer “saugaudinho”?? Só se for de massa (Ainda bem que o sr. Fez isso!). Pedir?

É raro ele dar na hora da maior excitação, mas se merecer ele certamente aparece depois pra surpreender, o que sempre era mais gostoso. Saíamos para passear de fusca amarelo (tenho um breve vislumbre desse dia, mas não sai da minha cabeça olhar o painél do fusca!), ir ao Banco do Brasil brincar de Senna na fila e tomar café com água gelada??

Mas só se tiver esfiha do H2 no fim! Vô, obrigado, de verdade. Por cada boné coletado, por cada pesseio e cada não.

Desculpe pelos carrinhos quebrados, mas quando os quebrei aprendi que quando somos dignos de confiança, temos de nos esforçar pra cumprir as promessas. Lembro que prometi cuidar deles... Mesmo que tenha quebrado e me divertido a beça, sei o valor de cada um deles, o que estava por trás daquele gesto de confiança, de doação. Ali eu aprendi Que tenho de ser o melhor, que tenho de ser correto e ter palavra.

Meu pai...No final exatamente por ser o mais importante, o que mais me emociona e sobre quem não via a hora de escrever. Sei que não vou transparecer por ninguém o todo que sinto por cada um de vocês e sei que faltam muitos pontos de todos... Mas quero tentar aqui ser o mais completo possível:
Aprendi com o senhor, tudo até hoje. Reforçei cada uma das qualidades que me ensinaram, quem quer que fosse, com o senhor. Aprendo todos os dias a rever meus conceitos e pensamentos para corrigir meus erros ou tentar prevê-los antes que aconteçam, eu tenho um orgulho sem limites do homem que o senhor é, do caráter e vontade que tem, o senhor que sempre foi meu herói.
Não pense que isso vem de hoje. É exatamente porque sempre tive esse sentimento que brigávamos tanto, pois eu sempre quis ser o melhor e melhor do que sempre fui, para me igualar do homem que vejo e que compõe o caráter do MEU PAI, meu orgulho.
Eu sempre me embolo todo nas palavras e não consigo escrever tão rápido quanto minha cabeça pensa, tamanha é a minha vontade de falar, ou no caso escrever.Não está tudo aqui... Nunca está, nem se convivermos todos os dias.Depende de nós ter o olho crítico pra perceber nas entrelinhas dos nossos atos diários o que queremos transparecer um ao outro.Mas pelo homem fantástico que o senhor é Pai, correto e cheio de caráter que eu quero ser nessa vida o melhor, é a vontade que tenho de espalhar gritado para o mundo que eu sou filho desse homem admirável.



O poderoso Gilberto.

Um comentário:

  1. Nossa!!! Um filme passou na minha cabeça!! Como diz a musica da Elis Regina: "[...] apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais!"Inegavel a influencia deles em nossas vidas e nosso carater. Excelente texto Brunooo!!

    ResponderExcluir